28.7.09

Força Silenciosa

Obra de Liu Bolin

Essa foi a maneira que o artista chinês Liu Bolin usou para construir a sua obra.

Ele passa desapercebido pela cidade, pelas ruas, pelos muros e pelo mundo. Acredito que é assim que se sente e assim que é tratado na China. E o seu trabalho tem muita força. Os críticos descrevem sua obra com uma "força silenciosa".

O mundo é muito estranho. Todos nós buscamos respeito e direitos em qualquer lugar mas o mundo fica calado diante de muitas coisas.

Todos nós temos os nossos defeitos e precisamos corrigí-los e é por isso que os artistas e os cidadãos podem e devem ser os modificadores do que está estranho. Devemos refletir. E estas obras cumprem muito bem este papel.

Alguns vão dizer que é panfletário, podem dizer, mas é bem melhor ser puro do que vendido. Talvez faça mais sentido em nossa sociedade definir rótulo do que discutir sobre algo que vai contra ao que estamos acostumados.

Devemos fazer a nossa parte respeitando mas devemos exigir respeito, para não nos tornarmos uma obra de Liu Bolin, "Hide in the city" (anônimo na cidade).


Fonte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/07/090728_galeria_anonimo_pu.shtml

20.7.09

Arte de Brinquedos















Esse Robert Bradford é realmente um artista de mão cheia. Ele conseguiu transformar em arte o que os seus filhos abandonavam e que aparentemente não servia mais pra nada.

Suas esculturas são feitas de várias peças de brinquedos.

Claro que a primeira opção deve ser a doação mas a ideia é muito boa e serve para aqueles brinquedos que estão "inutilizados".

Que sacada!

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/07/090708_galeriabrinquedosebc.shtml

14.7.09

O nome dele é Waldomiro

Mamãe você bebeu? - Waldomiro de Deus - 2007 - 40 x 40 cm

Não sou nenhum especialista em arte, apenas aprecio e gosto de alguns artistas e dou as minhas cacetadas, mas estou um pouco cansado de ver alguns críticos de arte falando um monte de blá-blá-blá procurando palavras desconhecidas no dicionário tentando dar sentido a uma obra muitas vezes sem sentido algum.

Este fim de semana assisti a um documentário de Waldomiro de Deus e me senti muito feliz. Vi e ouvi sobre arte, com palavras simples e sentimentos sinceros.

Os artistas têm o direito da viagem mas não precisam ficar explicando o inexplicável e muito menos precisam depender de críticas construídas para tentarem vender as suas obras.

Você vê e gosta, você vê e não gosta. Algum sentimento a obra te deixa pra pensar. Pra que ficar tentando decifrar as coisas? Com algum tempo você vai apurando seu repertório.

Waldomiro de Deus é isso mesmo: sentimento, pureza e pinta tudo em suas obras.

A arte é uma coisa legal, boa, e que te dá algum sentimento, alguma sensação, boa ou ruim. A arte não precisa ser chata, abstraída e repleta de pseudo-conceitos, precisa ser palpável e real.

Comece agora, faça arte.

Fonte:
http://www.waldomirodedeus.com.br/w_conteudo/

7.7.09

Como tinta na água





















Série "Aqueous" do artista britânico Mark Mawson


Esta imagem é uma fotografia que o artista britânico Mark Mawson fez no instante em que tintas caem dentro da água.

É um instante muito rápido e precisa ser capturado com precisão. O resultado final é de um abstracionismo muito interessante.

Ele diz que as pessoas enxergam as mais diferentes coisas e já viram até Jimi Hendrix tocando guitarra em uma de suas obras.

Coisa de louco!

Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/07/090707_galeria_waterpaint_pu.shtml